Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!
Quando os pais dos sobredotados
ultrapassam os limites!
>>
Os problemas mais graves que as crianças sobredotadas podem ter na vida...residem, por vezes, na família, nos próprios pais. Estes podem provocar danos irreparáveis, física e psicologicamente. Eles é que podem criar "guetos" familiares. Querem um exemplo? Leiam a seguinte história da vida real.
A criança chama-se Michel Lagravère Peniche, nasceu no México e é filho de um toureiro francês. Michel tem 10 anos de idade. Já é toureiro desde os 5 anos de idade e o exigente meio tauromáquico considera-o um prodígio fora de série.
Já lidou até hoje (12/08/08) mais de 50 touros, muitos deles de 250 quilos, ou seja, sete vezes o peso do pequeno artista. Já foi colhido e o seu jovem rosto já tem marcas de ferimentos. O risco de vida que corre é elevado. Por isso em Espanha e em França já foi proibida a sua actuação como "matador de touros". Mas na América Latina tal proibição não se verifica e, assim, o Michelito, continua a enfrentrar touros bravos.
Loucura? Sem dúvida. Culpados: os pais e as autoridades que permitem esta exploração. O principal mentor e instigador da actividade desta criança é o pai, ex-toureiro francês. Os riscos que o filho corre são totalmente desvalorizados por ele: "Poderei não ser objectivo como pai mas enquanto professor (o pai é o treinador do jovem toureiro) tenho de dizer que nunca vi ninguém tão dotado". E defende-se, acrescentando: "Ninguém impediu Mozart de tocar piano na infância ou Maradona de jogar à bola - portanto deviam deixar Michelito em paz".
Vaidade dos pais, corrida pela fama e o dinheiro? Por certo.
>>

Muitos governos também não estão isentos de culpa nesta matéria. É o que se passa na China onde crianças de 3 e 4 anos são treinadas de forma violenta e em estilo militar em actividades desportivas como a ginástica acrobática para que elas venham a ser futuros campeões....em nome de um país, de uma ideologia e de outros interesses (fonte: reportagem passada recentemente numa televisão portuguesa a propósito dos Jogos Olímpicos de Pequim).