Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!
O sobredotado líder
e o despertar do homo sapiens holisticus

Os homens do futuro já estão instalados nos nossos filhos. Milhões de crianças brincam com computadores, navegam na internet e estabelecem laços com um mundo novo que forma uma autêntica tecnosfera em torno do planeta. Comparativamente aos pais, as crianças da Sociedade da Informação vivem de forma mais acelerada, têm acesso mais rápido ao mundo que os rodeia, vêem as coisas com um outro olhar. Elas não passaram pelas mesmas etapas dos adultos. Estes viveram as transformações do mundo de uma forma gradual. Os filhos, não.
"Tempos diferentes produzem mentes diferentes" - clamam os psicólogos sociais Don Edward Beck e Christopher Cowan. O nosso ADN psicocultural está em acelerada mutação embora desde há milhares de anos estejamos a "peregrinar de um despertar para outro, tornando-nos seres ligeiramente diferentes em cada um" - acrescentam.
Segundo outro psicólogo, Mihaly Csikszentmihaly, assistimos hoje à expansão do espaço psicológico em direcção a personalidades multifacetadas e a um planeta muito mais complicado. Enquanto a maioria das pessoas vive ainda segundo padrões de pensamento muito marcados pelos valores, ideologias, crenças e modelos de vida ligados às últimas décadas do século XX, talvez uns 0,1% dos humanos vivem já segundo um novo padrão de actividade cognitiva. São os primeiros humanos de uma nova fase de evolução: a do homo sapiens holisticus.

A superioridades dessas crianças revela-se a pouco e pouco por todo o mundo. Um dos melhores exemplos é Craig Kielburger. Em 1995, quando ainda tinha 12 anos, fundou uma organização não-governamental denominada Free The Children, destinada a lutar pelos direitos das crianças. Os seus membros, distribuidos por muitos países (45), têm entre 8 e 16 anos de idade.
Num livro publicado em 2000 pela UNESCO ("As Chaves do Futuro"), Craig escreveu que um dos objectivos da organização foi a criação de uma rede mundial de crianças e o estabelecimento de um programa internacional de ajuda à infância (até ao presente, a organização já construiu mais de 400 escolas em todo o mundo). Leia aqui a biografia de Craig.

O cientistas sociais apontam este jovem como um bom exemplo do novo homo sapiens holisticus. O espiritualista Emmanuel Saskiá diria que este novo homo sapiens é intuitivo-sintético, situando-se no terceiro nível de evolução. É muito inteligente, tanto racional como social, é sobredotado líder e luta para transformar a sociedade de consumo, neurótica e escravizante. Dedica-se ao próximo e a causas humanitárias sem qualquer interesse, sendo movido pela autêntica solidariedade. Considera-se cidadão transnacional, ultrapassou os muros dos nacionalismos e trabalha sem distinções de pessoas ou grupos em planos de longo prazo.
A urgência com que todos os povos aguardam um mundo diferente conduzido por líderes inteligentes e visionários, centrados em novos valores, capazes de nos devolverem a paz e a harmonia universais, faz-nos olhar para estas crianças e acreditar que ela talvez sejam capazes de governar as nações, as empresas e as demais instituições que sustentam a nossa sociedade de uma forma mais justa, harmoniosa e igualitária.
Veja o site da organização > Free The Children. Vídeos > Click here to view additional videos.
.
O espírito humano hoje está atrasado em relação à globalização que não domina. O espírito está atrasado quanto aos problemas globais que acometem o planeta.
O ser humano do futuro deve inverter esta pretensa normalidade do atraso do espírito. Pois já não podemos permitir-nos estar atrasados. O ser humano do futuro deve, de agora em diante, estar adiantado.
.
A globalização do mercado e das tecnologias, a planetarização das questões ambientais deveriam, no bom sentido, estar acompanhadas por uma consciência moral e política à altura do que está em jogo.
Philippe Quéau (UNESCO)