Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

CRIANÇAS QUE SÃO PRODÍGIOS

Antes de mais, o que quer dizer prodígio? Segundo a maioria dos dicionários significa pessoa extraordinária pelos seus talentos!

O conceito de prodígio, na linguagem popular, é sinónimo de maravilhoso, espantoso e até sobrenatural. Uma criança prodígio é geralmente aquela que nos maravilha com o seu talento ou a sua virtuosidade em algum campo muito restricto de actividade (música, escrita, desporto, etc).

Para a investigadora Ellen Winner, uma criança prodígio "é simplesmente uma versão mais extrema de uma criança com sobredotação, uma criança tão sobredotada que actua em algum domínio com o nível de um adulto".

Não faltam exemplos na história da Humanidade: Mozart e Rossini que já criavam composições musicais inéditas na infância; Reshevsky e Capablanca, no xadrez; Gaus que aos 10 anos elaborou a teoria dos chamados números primos e as séries algébricas, etc, etc.

Apesar da precocidade e da deslumbrante capacidade de execução das crianças-prodígio também sucede que nem sempre elas são capazes de manter o seu nivel na vida adulta remetendo-se para um vida de anonimato e vulgaridade.

Normalmente esta situação deve-se a factores tão diversos como a falta de incentivo, de apoio ou de oportunidade. Muitas vezes a família não vê qualquer interesse na capacidade da criança e é a primeira a desinteressar-se. Às vezes a família não consegue oferecer-lhe as condições de que ela necessita para exprimir a sua "arte". Outras vezes é a escola que vai a pouco e pouco retirando espaço de manobra à criança talentosa.

Quantos prodígios se têm perdido ao longo da História? Muitos, certamente.