O SORRISO
-
O sorriso é uma manifestação tipicamente humana envolvendo uma das
expressões faciais que mais frequentemente observamos nas pessoas. Sendo
uma representa...
CRIANÇAS QUE SÃO PRODÍGIOS
Antes de mais, o que quer dizer prodígio? Segundo a maioria dos dicionários significa pessoa extraordinária pelos seus talentos!
O conceito de prodígio, na linguagem popular, é sinónimo de maravilhoso, espantoso e até sobrenatural. Uma criança prodígio é geralmente aquela que nos maravilha com o seu talento ou a sua virtuosidade em algum campo muito restricto de actividade (música, escrita, desporto, etc).
Para a investigadora Ellen Winner, uma criança prodígio "é simplesmente uma versão mais extrema de uma criança com sobredotação, uma criança tão sobredotada que actua em algum domínio com o nível de um adulto".
Não faltam exemplos na história da Humanidade: Mozart e Rossini que já criavam composições musicais inéditas na infância; Reshevsky e Capablanca, no xadrez; Gaus que aos 10 anos elaborou a teoria dos chamados números primos e as séries algébricas, etc, etc.
Apesar da precocidade e da deslumbrante capacidade de execução das crianças-prodígio também sucede que nem sempre elas são capazes de manter o seu nivel na vida adulta remetendo-se para um vida de anonimato e vulgaridade.
Normalmente esta situação deve-se a factores tão diversos como a falta de incentivo, de apoio ou de oportunidade. Muitas vezes a família não vê qualquer interesse na capacidade da criança e é a primeira a desinteressar-se. Às vezes a família não consegue oferecer-lhe as condições de que ela necessita para exprimir a sua "arte". Outras vezes é a escola que vai a pouco e pouco retirando espaço de manobra à criança talentosa.
Quantos prodígios se têm perdido ao longo da História? Muitos, certamente.