Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!
AUTISTAS COM TALENTOS INVULGARES

O autismo pode manifestar-se antes dos 3 anos de idade e caracteriza-se por um atraso ou um funcionamento anormal na interacção social, na linguagem ou no jogo simbólico ou imaginativo. Cerca de uma em cada mil crianças sofre desta doença do neurodesenvolvimento.
As crianças autistas podem apresentar uma ampla gama de sintomas comportamentais que incluem hiperactividade, redução do campo da atenção, impulsividade, agressividade e comportamentos auto-agressivos e birras, principalmente nas crianças mais jovens.
Na maioria dos casos (75%), as crianças autistas revelam um défice de inteligência. Curiosamente, cerca de 10% dos autistas manifestam o chamado síndrome savant.
Os savants têm um talento específico mesmo quando tudo o resto se mantem prejudicado. Geralmente, esse talento manifesta-se no desenho e na pintura realista, na música (em geral, o piano), no cálculo mental (extraordinariamente rápido) e no chamado "cálculo do calendário". Mais raramente, surgem, casos de savants com grande facilidade de aprendizagem de línguas estrangeiras e outros com espantosa habilidade mecânica.
Uma das características mais interessantes dos savants é a sua espantosa memória. São conhecidos casos de indivíduos que, embora com uma débil inteligência, são capazes de fixar milhares de informações, especialmente nomes e números.
Alguns savants (cerca de uma centena em todo o mundo), são considerados prodígios numa área muito restricta. É muito conhecido o caso do francês Giles Trehin, já adulto, que gere na internet um site onde somos convidados a uma viagem guiada a Urville - uma cidade puramente imaginária que ele criou há alguns anos e que tem vindo a desenvolver constantemente.
Em criança foi-lhe detectado um autismo muito severo mas com grande talento para o desenho. Esteve em Lisboa, num congresso médico, em Novembro de 2003, onde confessou que teve paixões muito rápidas e intensas por aviões e por arranha-céus quando ainda era criança.
Um dia inventou uma cidade do século XII. A partir do primeiro desenho continuou a acrescentar casas e ruas à medida que a história da cidade ia evoluindo. Assim, existe uma zona antiga e zonas modernas já do século XX como se aquela cidade tivesse uma história de crescimento real. Além disso, Giles inventou todo a história social, económica e cultural da cidade.
Actualmente, Giles viaja pelo mundo a mostrar os desenhos da sua cidade, a qual pode também ser vista na internet em www.urville.com (não deixe de visitar este site).
Há muitos outros prodígios . Cita-se frequentemente o nome de Leslie Lemke que se tornou num músico virtuoso embora seja cego e sofra de parilisia cerebral. Aos 14 anos de idade, e logo à primeira tentativa, memorizou o Concerto nr.1 para piano de Tchaikovsky ouvindo-o pela televisão. Desde esse momento, foi capaz de o tocar na maior perfeição repetidas vezes em espectáculos públicos.
Richard Wawro´s, outro autista famoso, tornou-se artista plástico, com obras vendidas ao Vaticano e ao Governo inglês. Foi considerado pela crítica como um fenómeno incrível que reúne a precisão mecânica à visão poética.
Kim Peek é outro exemplo invulgar. O seu talento reside na espantosa capacidade de memória. Até recentemente fixou integralmente 7.600 livros e é capaz de dizer os nomes de todas as auto-estradas americanas, códigos postais e canais de televisão dos Estados Unidos. Foi este homem que inspirou a personagem de Raymond Babbit, interpretada por Dustin Hoffman (ver foto acima) no filme Rain Man ("Encontro de Irmãos").
Finalmente, recordemos "Blind Tom", um autista que viveu entre 1849 e 1908 e que foi considerado a "oitava maravilha do mundo". Ficou na história por ser capaz de tocar mais de 7 mil peças de piano embora não fosse capaz de falar mais de 100 palavras.