Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

SAIBA COMO SE AVALIA UM SOBREDOTADO

Uma criança sobredotada destaca-se por um conjunto de características. Ela revela-se nas suas capacidades, habilidades e talentos.

Frequentemente são os pais que se apercebem cedo dessas potencialidades. Algumas vezes, são os professores e pessoas da família. O elevado aproveitamento escolar também pode ser um bom indício mas não é tudo.

Há também crianças que em tudo parecem ser "normais" mas que se destacam num particular talento: na pintura, na música, no desporto ou nas artes de representação.

No Instituto da Inteligência estão estabelecidos certos procedimentos para uma avaliação rigorosa do potencial desta crianças. O trabalho inclui um estudo de cada caso que pode incluir a solicitação de documentos de escolas (por exemplo, escola de música, do clube desportivo onde ande, etc), a observação e análise de provas (desenhos, trabalhos manuais, textos escritos pela criança, etc), etc.

A criança é depois avaliada nas suas capacidades cognitivas e comportamentais: os testes incluem provas de percepção, atenção, memória, destreza mental, identificação do estilo cognitivo, nível das habilidades criativa, analítica e execução, aptidões sociais e controlo emocional. Pode incluir também a elaboração do perfil da sua personalidade.

Observados os resultados, é feito um relatório em que, através de gráficos, se descreve o perfil cognitivo e psicológico da criança com o máximo de detalhes possíveis.

Aos pais são fornecidos conselhos e pistas que ajudem na educação da criança podendo essas sugestões estender-se aos professores se os pais o solicitarem.