Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!
ALTAS HABILIDADES FAZEM A DIFERENÇA

O sobredotado - ou ''portador de altas habilidades''- não é apenas o indíviduo com capacidade intelectual acima da média. Ele pode destacar-se por apresentar competências tão distintas quanto liderança, criatividade, memória, persistência, motivação, organização, concentração, capacidade de trabalho em grupo, talento para artes e alto rendimento em desporto.
Os vectores da persuasão identificados pelo psicólogo americano Howard Gardner passam por diferentes inteligências. Se o conceito fosse aplicado no seu tempo, um homem do futebol como Garrincha seria considerado um sobredotado - embora fosse incapaz de fazer contas simples de somar e mal conseguisse assinar o próprio nome.
A proporção de sobredotados varia entre 1% a 3% de determinada população quando se levam em conta apenas habilidades intelectuais e académicas. Essa estimativa, porém, aumenta para 15% a 30% a partir do momento em que outros factores passam a ser avaliados, segundo estudos do psicólogo Joseph Renzulli, do Research Institute for Gifted Education, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, um dos maiores especialistas no mundo sobre o tema. ''A categoria não constitui um grupo homogêneo. Quanto mais características apresentadas em cada área, mais evidentes os indicadores de altas capacidades'', afirma.
Seis anos é a idade em que a criança apresenta os primeiros sinais de alta capacidade
''Essa confluência de habilidades é chamada de multipotencialidade'', afirma Angela Virgolim, presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação, entidade voltada para orientação de professores, pais e alunos. ''Porém, representa mais excepção do que regra. A maioria dos superdotados se desenvolve apenas em uma área específica, como ciências, artes e desporto'', diz.