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A CRIANÇA SOBREDOTADA NO MUNDO


Federação Ibero-Americana do Conselho Mundial de Crianças Sobredotadas e Talentosas
(FICOMUNDYT)

A Federação Ibero-Americana do World Council for Gifted and Talented Children é um Organismo não Governamental formado por membros de Associações Nacionais, Regionais, Universidades, Professores, Investigadores, Pais, etc., dos países de idiomas português e espanhol e daqueles com minorias dos idiomas mencionados.

O seu Contexto e Objectivos prioritários, foram apresentados oficialmente pela primeira vez no 12th World Conference de Seattle (EUA), são os seguintes:

Localização e Campo de Acção:
O Campo de Acção da Federação, compreende os países de idiomas português e espanhol e daqueles com minorias dos idiomas mencionados actuando como colaborador e acessor de vários organismos.

Objectivos da Federação:
a) Reunir os critérios dos países ibero-americanos sobre a educação do sobredotado e talentoso, a todos os níveis;
b) sensibilizar a opinião pública e a todos os Governos destes países da necessidade de dar uma resposta eficaz a esta problemática educativa;
c) criar e adaptar os instrumentos para a identificação, selecção e diagnóstico do sobredotado e talentoso ibero-americano;
d) favorecer o intercâmbio das correntes psico-pedagógicas desenvolvidas em cada país sobre o tema da dotação excepcional;
e) fomentar a investigação e o estudo científico e técnico sobre a problemática das crianças e jovens sobredotados e talentosos, tanto na sua vertente familiar e educativa assim como na própria sociedade;
f) sensibilizar, capacitar e actualizar o pessoal docente;
g) criar, dirigir e patrocinar todo o tipo de actividade educativa dedicada a estas pessoas, incluindo a preparação, formação, seguimento e actualização de profissionais encarregados da sua educação;
h) organizar conferências, colóquios, seminários, congressos, cursos e qualquer outra actividade científica, técnica ou cultural relacionada com as pessoas referidas;
i) promover trabalhos, estudos e publicações sobre os temas indicados assim como, em cada caso, a criação de um editorial dedicado à publicação dos mesmos;
j) estabelecer uma colaboração com Entidades Públicas e/ou privadas cujo interesse seja demonstrado relativamente aos objectivos da Federação.

A criança sobredotada em Porto Rico

Em Porto Rico (América Central), não há, como na maioria dos países, legislação que vise apoiar as crianças sobredotadas. O sistema educativo não promove a solução das suas necessidades educativas. A maioria dos profesores e profissionais não estão qualificados para este tipo de alunos.

Segundo a Associação de Pais de Crianças Dotadas de Porto Rico (APRENDO)as dificuldades mais significativas que os sobredotados enfrentam são de duas naturezas: educativas e socio-emocionais. Estes menores com frequência apresentam problemas vários de adaptação a um tipo de escola que não está preparada para os receber e apoiar.

A APRENDO adoptou o conceito de "dotado" em vez de sobredotado ou génio pois entende que existe um estigma social que a própria terminologia estabelece. Assim, os "dotados" são crianças que apresentam um potencial de desenvolvimento elevado numa ou mais áreas.

Considera distintos tipos de "dotação": desportiva, artística, liderança, académicas, etc. Na APRENDO todos os talentos são reconhecidos e adopta o Quociente de Inteligência de 130 como fasquia que determina a sobredotação.

Para uma população estudantil de cerca de 630 mil alunos em todo o país, a APRENDO admite que haverá uns 12 600 alunos "dotados" embora esse número possa ir até 20 000, segundo outras estimativas.

A APRENDO realiza, no próximo dia 4 de Novembro, o seu 2º Congresso sobre Educação de Crianças Dotadas.