Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

Problemas comuns nas crianças superdotadas



Perfeccionismo exagerado
As crianças sobredotadas perfecionistas são vítimas de frequentes episódios de ansiedade porque nem sempre conseguem realizar as coisas com o esmero, o detalhe e a qualidade que elas próprias esperam de si. O seu mecanismo de resposta, o controlo de reacção, é um processo de auto-censura exigente. Por outro lado, podem ser alvo fácil da chacota dos colegas menos preocupados com o rigor dos desempenhos.

Criatividade mal aceite
Ao contrário das perfeccionistas, as crianças criativas podem revelar-se muito espontâneas, anárquicas e desorganizadas. Têm dificuldade em seguir as regras rebelando-se contra a autoridade estabelecida. Os seus impulsos criativos podem gerar inesperadas reacções por não serem facilmente aceites em ambientes conservadores, até na escola onde o espaço para a autêntica criatividade esteja muito limitado.

Impulsividade perigosa
Os sobredotados impulsivos tendem a responder e a agir de forma inesperada e impaciente, mostrando-se incapazes de controlar a necessidade de actuarem rapidamente em quase tudo. Quando são empreendedores, a impulsividade leva-os a não perderem tempo com detalhes. Quando são aventureiros são práticos, imediatistas e gostam de correr riscos. Desmotivam facilmente quando são forçados a ritmos mais lentos e se lhes exija um comportamento tranquilo.

Hipersensibilidade emocional
Muitas crianças sobredotadas são de uma elevada sensibilidade ao meio onde estejam (casa, escola, etc.). A sua susceptibilidade à incompreensão, à falta de manifestações de afecto e às atitudes de rejeição ou até de menor atenção para com elas empurra-as para a tristeza, o isolamento intencional e a melancolia. O seu humor pode oscilar facilmente em função da leitura que façam do ambiente humano que as rodeie.

Isolamento por opção
Os sobredotados de elevada inteligência e com interesses muito específicos tendem a isolar-se dos outros quando estes não são capazes de os acompanhar nas suas escolhas ou até nos seus raciocínios. Fecham-se então no seu mundo, por vezes de forma obsessiva. Muitos são referidos como introvertidos, impopulares, ansiosos e inseguros.

Nelson S Lima