Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

PENSE NISTO

DICA > Para que o seu filho floresça num mundo competitivo e exigente escolha, se possível, escolas e universidades onde ele seja livre de pensar, duvidar e perguntar.
."As salas de aulas, mesmo nos países que mais honram a democracia política, nem sempre são albergues da democracia das ideias, mas do autoritarismo das ideias. Por isso, as escolas formam homens que retransmitem o Conhecimento, mas que não são Pensadores Humanistas".

"Fico imaginando quantos ilustres pensadores, que de alguma forma também foram críticos do sistema académico, que não tiveram a sua produção de conhecimento abortada pela postura autoritária das universidades de se colocarem como o centro da produção e da validação do conhecimento e como o centro exclusivo da produção de intelectuais, de cientistas, de pensadores, de teóricos. Parece paradoxal, mas o sistema académico não apenas forma intelectuais, mas também sufoca pensadores, mesmo dentro dos seus muros".

"A cultura e a escolaridade têm sido ineficientes para formar pensadores nos seus amplos aspectos psicossociais, inclusive pensadores que tenham uma macrovisão da espécie humana, que tenham uma paixão humanística e poética por ela".
By Augusto Cury, psiquiatra e escritor, autor de Inteligência Multifocal (1998).
.
Novos saberes!
O mundo moderno, globalizado, multicultural, onde se vive sob uma constante sensação de urgência, exige que demos aos nossos filhos uma preparação muito diferente daquela que nos formou a nós, adultos.
São muitas as advertências e conselhos que surgem um pouco de todo o lado, de tal forma que os educadores não sabem, por vezes, que fórmulas seguir.
Selecionámos 6 chaves para o sucesso da autoria do conhecido e afamado consultor Stephen Rhinesmith. Vejamos quais são.
Competência para Gerir a Competitividade. Exige uma disposição mental que é de "procurar-se uma perspectiva maior e mais ampla" do mundo. Apoia-se no Conhecimento.
Aprender a Gerir a Complexidade. Exige competências de raciocínio analítico e intuitivas. O quadro mental a desenvolver é o "equilíbrio de contradições".
Gerir a Adaptação às Organizações. Vivemos integrados em organizações diversas: famílias, escolas, empresas, nações, etc. Esta competência exige Flexibilidade Mental e Auto-confiança.
Saber Trabalhar num Clima de Incerteza. Saber estudar e trabalhar num mundo em constante mudança e que todos os dias nos surpreende com novidades (boas e más). Exige Capacidade de Avaliação e Julgamento. Pede aptidão para Fluir, "surfar sobre as ondas". A rigidez de comportamento e de mentalidade pode conduzir ao desastre.
Gerir a Aprendizagem Pessoal e o Aperfeiçoamento Constante. Exige capacidade reflexão e uma Mente Aberta.
Capacidade de Liderança e Gestão de Equipas. Aprender a trabalhar inseridos em grupos. Exige-se que saibam lidar com uma grande diversidade de pessoas, estilos de pensamento, ideias e valores. A característica mais importante a desenvolver: a Sensibilidade.