Blogue de NELSON S. LIMA

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Vigoroso apoio do governo britânico aos alunos sobredotados!
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O reconhecimento da necessidade dos Estados apoiarem os alunos que revelem sobredotação está a aumentar em todo o mundo. Um dos mais recentes casos é o do Reino Unido o qual, em 2007, actualizou toda a sua política nesta matéria e institucionalizou uma série de medidas.
Para se informar sobre o assunto entre directamente na página que o governo inglês possui na internet. Leia > AQUI.
Informe-se também sobre o Programa Nacional de Educação para Sobredotados > Find out about the national programme for gifted and talented children (opens new window).
Desde 2006 que o Ministério da Educação britânico tem instruído as escolas para que façam a identificação dos alunos, com idades entre os 11 e os 19 anos, que estejam entre os 5% melhores passando a ficar registados na Academia Nacional de Sobredotados e Talentosos (National Academy for Gifted and Talented). O governo britânico estima que 200 mil alunos estão nessas condições, a maioria dos quais já estão inscritos. Saiba mais em > National register to help gifted pupils reach their potential.
O governo inglês também reconhece e apoia a Associação Nacional de Crianças Sobredotadas. Saiba mais aqui > More about National Association for Gifted Children (opens new window).
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Governo da Austrália também apoia crianças sobredotadas
O Governo Australiano tem vindo a apoiar as crianças sobredotadas. Datam de 1999 algumas das principais medidas. Informe-se no site do Parlamento Australiano >
http://www.aph.gov.au/Senate/Committee/EET_CTTE/completed_inquiries/1999-02/gifted/report/contents.htm
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Governo português reconhece que há alunos sobredotados e dá sugestões aos professores!
Muitas pessoas ignoram que o Estado português também reconhece a existência de sobredotados, o que é uma atitude de louvar. Embora faltem medidas mais específicas e amplas(como acontece no Reino Unido, por exemplo) a verdade é que, já em 1998, o Departamento do Ensino Básico do Minsitério da Educação publicou um extenso documento interno intitulado "Crianças e Jovens Sobredotados - Intervenção Educativa".
De acordo com aquele documento, destinado aos professores, os agentes educativos devem aprender a identificar os alunos sobredotados e talentosos de forma a proporcionar-lhes condições para que tenham sucesso. Eis o que, entre muitas outras sugestões, o dito documento propõe nas salas de aula:
- aceitar que as crianças e jovens são capazes de exprimir competências específicas e excepcionais (sobredotação e talento) e proporcionar um clima de sala de aula que traduza expectativas favoráveis ao sucesso;
- construir m clima de sala de aula no qual as crianças e jovens sintam que podem manifestar as suas diferentes capacidades;
- ter em atenção que os alunos sobredotados (também) apreciam o reconhecimento e o elogio como todas as crianças e jovens.
O mesmo documento dá uma série de ideias aos professores para saberem trabalhar com alunos sobredotados. Por exemplo, os professores são solicitados a prestarem atenção aos seguintes sinais de precocidade e sobredotação: os alunos mais avançados nos estudos - os melhores nas aprendizagens/os mais criativos e originais/os que melhor escrevem/os melhores no penamento científico/os mais motivados e envolvidos nas aprendizagens/os mais preferidos pelos colegas (líderes) e os que perturbam mais (às vezes estes são alunos de elevado potencial que se sentem inadaptados e expressam-se através de comportamentos desajustados). Leia o documento aqui > Min.Educação (os sobredotados na escola).