Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!
Quem é sobredotado?
É difícil determinar a precocidade do desenvolvimento mental de uma criança e é particularmente difícil avaliar em crianças muito pequenas. Os educadores reconhecem dois tipos de dotes, o intelectual e o criativo, e os programas para crianças sobredotadas hoje são rotulados "para sobredotados e talentosos".

Crianças brilhantes e saudáveis, provenientes de ambientes estimulantes, frequentemente podem-se enquadrar nessas classificações. Normalmente, elas são muito questionadoras sobre o mundo ao seu redor, são criativas com as palavras quando estão aprendendo a falar e, enquanto estão brincando, são criativas com os brinquedos. Alguns adoram livros e aprendem a ler bem antes da idade escolar. Eles são ávidos para aprender e alguns mostram, logo cedo, indícios de um interesse e de um talento especiais para música, arte, teatro ou dança.

O mundo da fantasia é um chamado forte para alguns, que usam a imaginação de modo criativo.

Avaliando crianças sobredotadas
Se você é mãe ou pai de uma criança que pode ser sobredotada, provavelmente você está feliz com isso. Mas, ao mesmo tempo, pode estar preocupado. Você pode estar dividido entre pressionar demais e estimular o suficiente para desafiar o seu filho brilhante.

Uma avaliação formal é a maneira mais confiável para determinar se o desenvolvimento de uma criança a situa na classificação oficial dos superdotados e talentosos. Uma criança que sabe ler aos 3 ou 4 anos é considerada pronta para os testes, mas os pais devem ter consciência de que uma avaliação feita tão cedo talvez não seja tão correta quanto uma feita mais tarde.

A avaliação de uma criança sobredotada deve ser realizada por uma pessoa ou por um serviço que tenha experiência com crianças pequenas e também com os testes e métodos de interpretação apropriados. Isto envolve o uso de certos testes padronizados que medem o desenvolvimento dos níveis de habilidade e de talento, mas a avaliação quase nunca envolve o uso de testes de inteligência, em razão da instabilidade do QI em idades precoces.

Os resultados de uma avaliação indicam quais as áreas de aprendizagem que uma criança pode começar a dominar em idade precoce e o nível de leitura apropriado para a criança. Uma vez conhecidos os resultados, você pode considerar opções como entrar mais cedo para a escola e o envolvimento em programas especiais.

Características das crianças sobredotadas
Muitas crianças sobredotadas e talentosas não lêem antes de ir para a escola; a leitura precoce não é o único critério de uma habilidade mental ou criativa excepcional. Se você tem interesse que uma avaliação seja feita com o seu filho e ele não sabe ler, é uma boa idéia acumular provas de informação. Mantenha um registo escrito de suas observações sobre o comportamento avançado do seu filho. Use exemplos e anote características como estas:

- fala precoce, com vocabulário semelhante ao de um adulto e questões ou observações excepcionalmente perspicazes ou astutas;
- memória excelente;
- habilidade especial para desenho ou outro trabalho artístico;
- habilidade de se concentrar numa actividade por longos períodos de tempo.

Os educadores também sugerem que você continue a encorajar a curiosidade natural do seu filho, sem pressionar ou forçar. Proporcione quaisquer experiências enriquecedoras que puder, principalmente as que o seu filho gosta. Aproveite oportunidades em livrarias, museus infantis e afins. Tente encontrar outros pais dispostos a se juntar a vocês e dividam o seu conhecimento e entusiasmo enquanto levam as crianças a passeios educativos adequados.

Procure oportunidades na sua vizinhança: uma construção, onde o seu filho pode ver camiões, máquinas e materiais de construção; o quartel de bombeiros local; uma viagem de autocarro pela cidade, que pode ser uma experiência emocionante para uma criança que em geral só anda de carro.

Há experiências de aprendizagem disponíveis em quase toda a parte por onde você anda com o seu filho. Lembre-se de que a mais sobredotada das crianças é criança em primeiro lugar, sobredotada depois.

É fácil tratar uma criança sobredotada como se ela fosse mais velha; no entanto, elas são imaturas para algumas coisas. Ao mesmo tempo em que a criança brilhante de 3 anos pode ter a capacidade cognitiva de uma de 5, ela pode ter a coordenação corporal ou o desenvolvimento social e emocional de uma de apenas dois anos e meio.

Todas as crianças, quaisquer que sejam os seus potenciais e capacidades, precisam do amor, da atenção e dos conselhos de pais que não tentem transformá-los em miniaturas de adultos.

Se você tem um filho sobredotado ou talentoso, explore a idéia de iniciar um programa de aprendizagem precoce.