Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!
CRIANÇAS SOBREDOTADAS

Em entrevista à jornalista Patrícia Serrano da revista CRESCER, Nelson S. Lima respondeu a algumas questões sobre a sobredotação que serão publicadas oportunamente naquele órgão de comunicação social.
Dado o interesse que o assunto tem para muitos dos leitores desta página aqui apresentamos o essencial dessa entrevista.

Patricia Serrano - Quais são as aptidões e características que definem um sobredotado? E são estas aptidões limitadas às competências intelectuais e académicas, ou são mais latas e abrangentes?
Nelson Lima - As pessoas com altas capacidades ou com talentos excepcionais diferem dos outros indivíduos pelas potencialidades que apresentam e pelo elevado nível de execução e concretização de que são capazes nas suas áreas de interesse. Pode ser uma forma de inteligência que se apresenta bastante desenvolvida e estruturada (por exemplo: a lógica-matemática), uma alta habilidade (por exemplo: para a liderança) ou um talento artístico (por exemplo: a criação musical). Tradicionalmente chamam-se sobredotadas a estas pessoas mas o termo tende a ser substituído por "Indivíduo Portador de Alta Capacidade".
P.S. - A sobredotação é inata ou é uma questão de treino e estimulação?
N.L. - É inata e também é enriquecida pelo ambiente em que a pessoa esteja envolvida. Ambientes estimulantes, que desafiem as potencialidades do indivíduo, auxiliam ao desenvolvimento das suas capacidades e habilidades.
P.S. - As crianças sobredotadas possuem recursos intelectuais para se desenvolverem sozinhas?
N.L. - Geralmente sim mas pode acontecer que, devido a certas características de personalidade, uma determinada criança necessite de maior apoio e acompanhamento para dar o seu melhor. Um exemplo frequente é o das crianças sobredotadas que são muito introvertidas e tímidas e que tendem a inibir-se perante os outros e fecharem-se no seu mundo.
P.S. - Tem fundamento a ideia de que a grande maioria dos sobredotados provêm de uma classe social alta?
N.L. - É verdade pela simples razão que as classes sociais mais ricas oferecem melhores condições de vida a seus filhos, oportunidades, educação, cuidados de saúde e alimentação que têm uma importância determinante no desenvolvimento intelectual das crianças. Não quer isto dizer que nas camadas mais frágeis da população não existam crianças sobredotadas.
P.S. - As capacidades dos sobredotados estendem-se a todas as áreas académicas?
N.L. - Não. Há sobredotados com insucesso escolar. Mas a sobredotação chamada "cognitiva" - que confere ao indivíduo excelentes capacidades de aprendizagem - torna o aluno apto a atingir muito bons resultados na escola dependendo apenas da sua motivação e envolvimento. Já o sobredotado "académico" tem preferência específica por certas áreas do conhecimento (por exemplo, a Matemática) e pode descurar outras disciplinas que exijam outro tipo de habilidades (por exemplo; o Português). Arrisco a dizer que 60% dos sobredotados têm um sucesso acima da média na escola. Os restantes 40% não e podem até odiar a escola pois os seus interesses e habilidades divergem daquilo que a escola lhes oferece..
P.S. - Como é o desempenho escolar de um sobredotado sujeito à escolaridade normal? Supera constantemente os colegas ou rapidamente se desinteressa?
N.L. - Como disse, isso varia muito de caso para caso.
P.S. - Existem escolas e programas escolares apropriados para sobredotados? Se sim, poderão estes impedir um desenvolvimento "mais normal da criança"?
N.L. - Em Portugal não existem. Tudo depende dos professores, das escolas e das circunstâncias. Embora o Ministério da Educação reconheça a existência de sobredotação não instalou os meios necessários para fornecer-lhes os apoios de que possam necessitar.
P.S. - São bem aceites pelos outros colegas e pelos professores na escola?
N.L. - Às vezes, não. Quando um aluno se destaca pela sua sobredotação pode receber por parte dos professores e dos colegas inesperadas reacções, a mais terrível das quais é a rejeição. Por exemplo, a maioria dos professores tem muita dificuldade em lidar com os sobredotados "criativos" devido ao facto de frequentemente darem respostas que fogem ao "academicamente correcto".
P.S. - A sociedade e o sistema educativo de hoje estão preparados para lidar e oferecer programas adequados a estas crianças? O que é necessário fazer e oferecer ainda?
N.L. - O sistema educativo não está actualmente preparado para ninguém porque desactualizou-se nos últimos 20 anos. A escola não serve nem para os sobredotados nem para os incapacitados visto que está sobredimensionada (o ensino é massificado e denso) , os programas estão desfasados da sociedade que estamos a desenvolver há um sem número de problemas que infelizmente o Minsitério está a tentar resolver com remendos atrás de remendos.
P.S. - Qual deve ser o papel dos pais dos sobredotados?
N.L. - Aceitarem naturalmente a sobredotação. Há pais que ficam com medo que isso traga problemas e vivem intranquilos. E há pais que se tornam muito exigentes, pressionando os filhos para serem cada vez melhores na escola, no desporto, etc. O papel dos pais deve ser equilibrado proporcionando um estilo de vida saudável, tranquilo e aberto ao conhecimento.
P.S. - E como devem proceder os pais que desconfiam ter filhos sobredotados?
N.L. - Aconselharem-se junto de especialistas para tirarem dúvidas e receberem dicas para uma educação promissora.
P.S. - É correcta a ideia de que as crianças sobredotadas serão figuras de destaque e influência no futuro?
N.L. - É incorrecta pois a sobredotação não é uma apólice de seguro. Aquilo que essas crianças serão no futuro depende de muitos factores. Há muitos casos em que os sobredotados levam vidas adultas totalmente obscuras e problemáticas.
P.S. - É errado pensar que toda a gente é sobredotada em alguma aspecto?
N.L .- Todas as pessoas têm algo em que se podem destacar desde que tenham consciência das potencialidades que possuem e consigam as condições e as oportunidades necessárias para o seu desenvolvimento e projecção Todavia, os níveis de inteligência, motivação, sobredotação e talento variam de pessoa para pessoa pelo que os resultados diferem de caso para caso.
P.S. - Qual a função e o apoio prestado pelo Instituto da Inteligência e pela Academia dos Sobredotados que representa?
N.L. - O Instituto da Inteligência desde há dez anos que trabalha também com crianças sobredotadas. Fazemos o diagnóstico e o estudo de cada caso que nos seja apresentado, informamos os pais sobre os aspectos que devem ser tidos em conta na educação da criança e realizamos actividades para os pais e para as crianças (cursos, workshops, encontros, etc). Temos na internet vários sites que informam os pais sobre essas iniciativas. Permita-me aproveitar a oportunidade para informar que não trabalhamos apenas com crianças ou com sobredotados pois o âmbito das nossas actividades é muito mais vasto.