Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

TALENTO MATEMÁTICO

Carlos Mateus Silva Santos, um brasileiro de 19 anos, foi o mais jovem doutor de toda a história do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (Brasil), considerado o organismo de estudos e pesquisas em matemática melhor conceituado do hemisfério sul.

Filho de família humilde, Carlos Mateus começou a estudar no IMPA quando tinha 14 anos, três anos depois concluiu o mestrado e, em 2004, recebeu o título de doutor.

"É um aluno excepcional, com um grande talento que foi descoberto por um dos nossos pesquisadores em Aracaju. Como é muito jovem, ele não tem medo e se joga nos grandes problemas da matemática", disse o director adjunto do IMPA, Marcelo Viana, que foi o orientador de Carlos Mateus.

A tese que o jovem doutor defendeu é sobre uma área tecnicamente muito sofisticada - a teoria ergódica, um estudo probabilístico do sistema dinâmico.

Carlos Mateus já publicou estudos em diversas revistas científicas internacionais, como a "Comentarii Mathematici Helvetici", e a Nonline Arity.

Para que ele conseguisse frequentar o IMPA, seus pais tiveram que se revezar, cada um deles passava uma temporada a residir no Rio de Janeiro em casa de parentes. E foi com a ajuda de duas bolsas de estudos que Carlos Mateus concluiu brilhantemente a sua formação. Agora, ele recebe uma bolsa de pós-doutorado para continuar a sua carreira.