Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

ATENÇÃO AOS NOVOS MERCADOS DE TRABALHO


Jovens sobredotados e o trabalho

Por imaturidade, desconhecimento, inexperiência e falta de apoio, os jovens têm sérias dificuldades na escolha da sua carreira. A influência da família e de amigos, aliada a falta de informações são os factores que mais pesam na tomada de decisão por parte dos jovens. Na dúvida, cheio de insegurança, mais de 70% dos jovens optam pelas carreiras tradicionais, já totalmente saturadas no mercado, como medicina, direito, engenharia, odontologia e outras mais. Caberia à escola o papel orientador, mas essa prefere presenciar inerte seus alunos lutando desesperadamente pela aprovação em um curso "tradicional", para amanhã estarem desempregados ou subempregados.

Cursos Tradicionais
Seja por questões culturais, por falta de conhecimento, por tradicionalismo ou por status, os cursos mais concorridos nas universidades não são os de melhores perspectivas profissionais, mas sim os mais tradicionais. Segundo o vice-reitor da Unesp, Profº Dr. Paulo Cezar Razuk, os "cursos mais concorridos são aqueles ligados as profissões mais tradicionais que, por sinal, algumas delas, a médio prazo, estarão fadadas ao desaparecimento".

Diminuição da Importância do Diploma Universitário
Dois factores serão os principais responsáveis pela perda de valor do diploma universitário enquanto instrumento de ascensão social e profissional: a conscienlização da necessidade de educação permanente e as novas exigências do mercado de trabalho, como por exemplo: capacidade de aprendizado, assertividade, criatividade, adaptabilidade, flexibilidade e autodidatismo, que são habilidades de difícil mensuração, que não podem ser atestadas através de um diploma.

Sectores de maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas
- Informática
- Saúde
- Meio Ambiente
- Biotecnologia
- Administração
- Tecnologias da Informação
- Sector terciário
- Educação
- Turismo
- Hotelaria
- Comunicação Social
- Moda
- Gestão
- Gastronomia
- Logística
- Marketing
- Telecomunicações
- Comércio Exterior e Relações Internacionais

Profissões do Futuro
- Administradores de Comunidades Virtuais
- Engenheiros de Rede
- Gestor de Segurança na Internet
- Coordenadores de Projetos
- Consultor de Carreiras
- Coordenadores de Atividades de Lazer e Entretenimento
- Designer e Programador de Jogos
- Gestor de Patrocínios
- Gestor de Empresas do Sector Terciário
- Especialista na preservação do Meio Ambiente
- Engenharia Genética
- Gerentes de Terceirização (comércio e serviços)
- Gestor de Relações com o Cliente
- Especialista em Ensino a Distância (EAD)
- Tecnólogo em Criogenia (congelamento de órgãos)
- Especialista em Neurofitness e Neuróbica.

Novas profissões 1
A revista francesa Techniques Magazine, publicou uma lista de 28 carreiras poucos comuns que, segundo ela, serão destaque nos últimos 10 a 25 anos. Entre elas se destacam:
- Arqueólogo Submarino
- Consultor de Lazer
- Gerente de Centro de Informações
- Tecnólogo em Bateria de Células Combustíveis Automotivas
- Tecnólogo em Correio Electrónico
- Tecnólogo em Medicina Biônica
- Terapeuta de Horticultura.

Novas profissões 2
A revista americana Time publicou recentemente um caderno em que apresenta as suas previsões para as profissões do século XXI. Entre as previsões da Time estão:
- Engenheiro de Tecidos Celulares - que actuarão no fabrico de órgãos humanos artificiais.
- Programador de Genes - que trabalharão com o mapeamento e alterações no código genético dos seres vivos para evitar e combater doenças e desenvolver medicamentos.
- Farmoagricultor - juntando as habilidades agrícolas com as farmacêuticas, esse profissional vai produzir grãos geneticamente modificados com a ajuda da engenharia genética.
- Organizadores de dados - profissional com a habilidade de organizar o turbilhão de informações que todos os dias é produzido por institutos de pesquisas, ONGs, governos, imprensa, universidades, e seleccionar as informações necessárias, sintetizá-las e contextualizá-las.
- Actores e escritores virtuais - para actuarem em filmes e fotonovelas veiculados apenas na Internet.
- Engenheiros do conhecimento - profissionais capazes de criar inteligência artificial ou traduzir o expertise de especialistas e reproduzi-lo em softwares.

Diminuição da Duração dos Cursos no Ensino Superior

Acredita-se que em futuro próximo os cursos de graduação terão de um a três anos, no máximo, de forma que o indivíduo inicie seu processo profissional o quanto antes, mantendo a vida estudantil concomitantemente a vida profissional. Actualmente, mais da metade das pessoas que se formam no Ensino Superior dos EUA fizeram cursos de duração inferior a três anos.

Mercado de Trabalho

O encolhimento e o desaparecimento de diversos mercados de trabalho é um movimento que já vem sendo acompanhado há mais de duas décadas. Só agora, no entanto, ele se configura como irreversível. Não há governo ou sindicato que possa alterar esse quadro. Absolutamente nada poderá deter a marcha da imprevisibilidade. Profissões desaparecerão, mas novas oportunidades surgirão. O que as pessoas precisam entender é que as coisas não serão mais como eram antes. Uma carreira não tem como ser planeada para toda a vida. Já está longe o tempo em que passar no concurso de um banco era garantia de segurança "eterna".

Para o Doutor em economia e articulista do jornal A Folha de São Paulo - Gilson Schwartz, o mercado de trabalho, no sentido convencional da expressão, desapareceu. Para ele, esse "desaparecimento" do mercado pode ter sete diferentes significados:
- Encolhimento do mercado, existindo menor oferta de empregos devido a retração da economia.
- Desaparecimento do mercado através da substituição de certas profissões por máquinas e computadores, ou ainda, pela eliminação do processo de intermediação. Por exemplo, já é previsto o fim dos agentes de viagens devido a gradativa eliminação da intermediação na compra de passagens.
- Flexibilização do mercado com as mudanças das leis trabalhistas e o aumento do trabalho realizado de forma "alternativa" ao convencional (CLT).
- Virtualização do mercado com a transferência de diversos serviços para dentro da Internet, como por exemplo, os serviços bancários, os serviços de representação comercial etc.
- Degradação do mercado pela perda do status de determinada profissão ou pela deteriorização progressiva de uma carreira.
- Barreiras etárias à entrada no mercado em função da dificuldade que trabalhadores acima de 45 anos encontram para conseguirem uma colocação profissional.
- Irrelevância do mercado, já que muitas pessoas estão encontrando outras formas de sobreviverem, livres e distantes do mercado formal de trabalho.

As novas exigências

Não é mais o mercado que vai se adaptar ao perfil das pessoas. Elas precisam estar em constante mudança para adaptarem-se ao perfil do mercado. O trabalhador precisa acompanhar as tendências e conjunturas e estar preparado para ir se adaptando a elas o tempo todo. Neofilia, o gosto pelo novo, pela mudança, é a palavra de ordem na selecção profissional.

Competências, Habilidades e Atitudes do Profissional do Século XXI

- Capacidade de trabalhar em equipe
- Domínio de idiomas
- Domínio de informática
- Autodidatismo (aprender sozinho)
- Reciclagens periódicas
- Actualização permanente
- Neofilia (a procura de novidades e alternativas)
- Cidadania e responsabilidade social
- Habilidade na tomada de decisões
- Capacidade de aprender a aprender
- Capacidade de associação de idéias
- Liderança
- Visão de Conjunto.



Profissionais Multímodas



Além da competência e habilidades necessárias ao profissional do futuro, há um item de fundamental importância: o nível de abrangência das capacidades desse profissional. Os termos para designá-lo são muitos: profissional híbrido, multifuncional, polivalente, multímoda, interdisciplinar, entre outros. O que importa é que ele tenha a capacidade de expressar e aplicar o seu conhecimento, competências e habilidades de muitas maneiras. Podemos apresentar como por exemplo de profissional multímoda, um nutricionista que está apto a dar consultoria pela Internet, realizar palestras sobre o tema que domina, fazer auditoria nas empresas em que actua e seleccionar profissionais do ramo para actuar nos locais em que dá consultoria.


Fonte: @aprender. Adaptado.