Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

MUITO INTELIGENTES, SOBREDOTADOS E PRODÍGIOS


Para a Mental Performance Systems (Inglaterra) há 3 níveis de indivíduos com elevadas capacidades e talentos. Enquanto no nível 3 ficam as pessoas ditas "médias", as de nível 4 são "muito inteligentes"; as de nível 5 são "sobredotadas" e as de nível 6 "altamente sobredotadas" (ou "prodígios" como Einstein depois de comprovada capacidade e após muitos anos de vida e experiência).

Para a Mensa - uma organização internacional que congrega pessoas altamente capazes - pode-se definir assim as diferentes categorias:

Definição de Muito Inteligente
É geralmente aceite que "muito inteligente" (em inglês: very bright) é a pessoa que em um teste de QI reconhecido obtem um resultado superior a 95% da população em geral, ou seja, dentro dos 5% superiores. A Mensa optou por seleccionar quem está nos 2% superiores. Esse número não é totalmente arbitrário, estudos estatísticos mostram que há uma diferença mensurável de comportamento entre os 2% superiores e os 2% seguintes. Outras organizações do gênero optam por outras classificações, caso do Instituto da Inteligência como atrás se descreveu.

Definição de Sobredotado
Segundo as diretrizes básicas para a acção do Centro Nacional de Educação Especial do Brasil, são consideradas sobredotadas e talentosas as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:

- capacidade intelectual superior
- aptidão acadêmica específica
- pensamento criador ou produtivo
- capacidade de liderança
- talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música
- capacidade psicomotora.

Tuttle e Becker descreveram cada uma dessas áreas de superdotação:

Habilidade intelectual geral: esta categoria inclui indivíduos que demonstrem características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitude de questionamento e habilidades de pensamento associativo.

Talento académico: esta área inclui os alunos que apresentam um desempenho excepcional na escola, que se saem muito bem em testes de conhecimento e que demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Habilidades de pensamento criativo e produtivo: esta área inclui estudantes que apresentam idéias originais e que são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Liderança: inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo.

Artes visuais e cênicas: engloba os alunos que apresentam habilidades superiores para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e para tocar instrumentos musicais.

Habilidades psicomotoras: engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas, e habilidades mecânicas.
(retirado do livro Psicologia e Educação do Superdotado - Eunice Soriano Alencar - E.P.U. 1986)

Características dos Sobredotados
Esta é uma pequena lista de características típicas do superdotado. Existem outras características que não foram citadas, principalmente as ligadas à sobredotação artística e psicomotora, por haver menos pesquisas nestas áreas. É importante lembrar que nem todos os sobredotados apresentam todas as características citadas na lista.

Segundo Tuttle e Becker, 1983:

- é curioso;
- é persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões;
- é crítico de si mesmo e dos outros;
- tem sentido de humor altamente desenvolvido;
- não é propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais;
- entende com facilidade princípios gerais;
- tem facilidade em propor muitas idéias para um estímulo específico;
- é sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social;
- é líder em várias áreas;
- vê relações entre idéias aparentemente diversas.

Segundo Gowan e Torrance, 1971:

- Reage positivamente a elementos novos, estranhos e misteriosos de seu ambiente;
- persiste em examinar e explorar estímulos com o objetivo de conhecer melhor a respeito deles; - gosta de investigar, faz muitas perguntas;
- apresenta uma forma original de resolver problemas, propondo muitas vezes soluções inusitadas;
- independente, individualista e auto-suficiente;
- tem grande imaginação e fantasia;
- vê relações entre objetos;
- tem sempre muitas idéias;
- prefere idéias complexas, irrita-se com a rotina;
- pode ocupar seu tempo de forma produtiva, sem ser necessária uma estimulação constante pelo professor.

Definição de Prodígio
Existem duas definições em disputa pelo termo:

1. quem obtêm um resultado excepcional (na faixa superior a 180 -190) num teste determinado de QI;

2. quem consiga raciocínios e inferências tais que, somados a uma intuição também muito acima do normal, lhe permitam não somente imaginar como também formular e realizar uma obra fundamentalmente original e reconhecidamente de alto valor.

Os defensores da opção 1 acreditam ser possível medir objetivamente a genialidade enquanto os defensores da definição 2 preferem esperar por resultados práticos significativos.

A história nos mostra que muitos génios viveram no anonimato e morreram na pobreza, talvez não tendo sido reconhecidos por estarem muito à frente do seu tempo.

Para o investigador Nelson S. Lima, da Universidade do Futuro (Brasil) e da Mental Performance Systems (Inglaterra) e também comissário da EQAC "o génio é aquele que descobre, inventa ou produz algo de novo e de grande significado e impacto para a Humanidade. Nem todas as crianças sobredotadas serão génios. Mas muitas delas contêm em si as sementes da genialidade".

Hoje em dia considera-se que para a genialidade entram em conjugação diversos factores heridários, sociais, educacionais e situacionais, uma excepcional motivação, um profundo envolvimento numa actividade e uma poderosa auto-confiança.