Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

Sobredotados ou Génios?


Todos os autores modernos envolvidos no estudo da sobredotação não consideram apropriado atribuir-se a palavra génio a crianças, por muito excepcionais que sejam.

A classificação de génio deve apenas ser aplicada a indivíduos cuja obra ou actividade tenha contribuído de forma original e valiosa para o avanço de uma área específica do progresso humano. Por isso mesmo, são considerados génios nomes como Voltaire, Goethe, Freud, Stravinsky, Ghandy e Picasso, entre outros. Infelizmente, a comunicação social insiste, por vezes, em chamar de génios às crianças sobredotadas.

Santo Agostinho relacionara a palavra génio ao talento inventivo nas suas manifestações superiores. O filósofo idealista alemão Kant (1724-1804) escreveu que a palavra génio - que deriva de genius - "significa o próprio espírito do homem, o que lhe foi dado ao nascer, que o protege e o dirige, de cujas sugestões provêm as ideias originais". Mas a palavra ficava reservada aos grandes artistas. Assim, escreveu Kant, "o talento do descobridor chama-se génio. Mas esse nome só se dá ao artista, àquele que sabe fazer alguma coisa, não àquele que conhece e sabe muito; e não de se dá ao artista que imita apenas mas àquele que é capaz de produzir a sua obra com originalidade". Mais abrangente foi Hegel (1770-1831) que entendia que a palavra génio deveria ser empregue "não apenas para designar os artistas mas também os grandes líderes e os heróis da Ciência".

Todavia, durante muito tempo, a genialidade foi considerada uma dádiva do destino. O filósofo idealista Johann G. Fichte (1762-1814) disse mesmo que o génio "era um favor especial da Natureza".

A psicologia popular, embore associe a palavra à inteligência superior, não esconde os seus receios: o génio andará próximo da loucura, do exótico, do extravagante, da anormalidade. O génio tem ideias bizarras, "pensa demais", pertence a outro mundo. Não obstante, os jornais desportivos e muitos adeptos do futebol consideram Cristiano Ronaldo um génio. É um talentoso excepcional para o futebol mas a palavra génio não será excessiva neste caso?

Há quem defenda, porém, e em definitivo, que o génio é aquele que descobre, inventa ou produz algo de novo e de grande significado e impacto para a Humanidade podendo então dizer-se que Leonardo da Vinci, Mozart ou Edison entram na galeria dos génios. Ou seja, depois de obra feita, considerada genial e de valor indiscutível para o destino do mundo.