Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!
Lunáticos ou psicológicos?
Lunáticos e psicológicos! É assim mesmo que Robert B Reich, economista norte-americano que foi Secretário de Estado do Trabalho da governação Clinton, divide as pessoas tendo em consideração a personalidade e a sua relação com o mundo.Vamos lá perceber isto.
Integram o grupo dos lunáticos todos aqueles que tenham uma inteligência criativa, sejam ousados, inventivos, e apaixonados pela novidade e pela descoberta. Eles são capazes de ver novas possibilidades num determinado ambiente deleitando-se em explorá-las e desenvolvê-las. Têm ideias excelentes e podem ser capazes de análises brilhantes. Geralmente são menos bons nas relações interpessoais (H.Gardner diria que são menos hábeis na inteligência social).
E os do tipo psicológico? Cabem neste grupo aqueles que percebem facilmente e até intuitivamente o ambiente e as necessidades das pessoas sendo capazes de criar respostas para elas. "São os mais lúcidos quando se trata da substância das coisas" - escreveu Reich. E, por isso, gostam de falar com pessoas, ouvi-las, orientá-las, descobrir o que lhes vai na alma. Comparativamente com os lunáticos são menos imaginativos (Sternberg diria que são menos hábeis na inteligência criativa).
A sociedade actual necessita muito destes dois tipos de pessoas. Mas onde a procura é maior do que a oferta é no grupo dos lunáticos, nesses tipos criativos capazes de romper com o que já está estabelecido, surpreendendo-nos com as suas ideias e inovações.
E quando o tipo lunático e o tipo psicológico se juntam numa só pessoa? Bem, então temos tipos excepcionais como Bill Gates, Steven Spielberg, Gianni Versage, Stephen King e muitos outros "que - como diz Reich - possuem uma capacidade fantástica de inventar coisas que as pessoas desejam". Incluindo música, claro, de que são bons exemplos nomes como os do compositor Leonard Bernstein e da pianista Martha Argerich.