Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!
Energia para os sobredotados!
Uma vez por outra ouve-se dizer que os sobredotados têm uma energia mental superior ao dos outros indivíduos....Daí a sua superioridade intelectual, por exemplo. E, por conseguinte, não estarão tão necessitados de qualquer reforço energético. Já têm que chegue. Será assim?
Os sobredotados, como quaisquer outras pessoas, carecem de vários tipos de energia para sobreviverem, terem saúde, sentirem-se bem e darem o seu melhor.
Por exemplo, uma alimentação saudável significa obter, em quantidade suficiente, energia física através das vitaminas, minerais, proteínas, ácidos gordos essenciais e outros nutrientes para satisfazerem as necessidades orgânicas. Frequentemente, um indivíduo sobredotado trabalha mais do que a média, o seu intelecto exige mais do cérebro (concentração, resistência ao stress, aprendizagem, reflexão, etc.) e necessita ter capacidade de resistência para outras solicitações.
Devido ao excesso de trabalho ou por pressão das actividades académicas ou profissionais, a falta de sono, dietas pobres e outras situações do quotidiano os níveis de energia descem, por vezes perigosamente.
Não é apenas a energia física que se queima mas também a energia psíquica (mental) e a energia espiritual (mais relacionada com as emoções e os sentimentos).

Como aumentar a energia mental
Sendo a energia mental resultante dos processos metabólicos é necessário, em primeiro lugar, cuidar do estado de saúde, não apenas do cérebro mas de todo o organismo. Uma alimentação completa, equilibrada e cuidada, sem carências nem excessos, melhoram a função cognitiva, incluindo a memória, a aprendizagem, a concentração, etc. Exemplos de alimentos amigos do cérebro são os suplementos vitamínicos e minerais, a fruta, o peixe, etc.
Outras ajudas por vezes espectaculares podem vir de práticas como a Meditação (relaxa e aumenta a energia mental), a Vizualização (permite centrar o pensamento em imagens positivas e estimulantes), o Pensamento Positivo (uma postura optimista sobre os problemas), Técnicas de Respiração (o oxigénio é vital para a produção de energia) e a Massagem (promove o relaxamento e melhora o sono).

Como aumentar a energia espiritual
A energia espiritual, considerada pela medicina holística como a mais importante de todas as que nutrem o ser humano, depende de um número impressionante de factores: não apenas os de origem orgânica (alimentos) como também dos nossos sistemas de crenças, forma física, relações sociais, acontecimentos da vida, etc.
Melhorar o estado de espírito passa pelo trabalho relacional, o exercício da solidariedade para com os outros, a prática de comportamentos que reforcem a auto-estima, etc. Pode também usar-se técnicas de suporte espiritual como a arte, a música e as terapias de movimento (ioga, t´ai chi e qigong).
Outros aspectos a levar em consideração na estratégia energética é aprender a fazer uma boa gestão do tempo (dá mais controlo sobre a vida, liberta tempo para o lazer e o descanso), o controlo do caos (muitas vezes os sobredotados são indivíduos desorganizados pois metem-se em muitas tarefas ao mesmo tempo) e aprender técnicas motivacionais (optimizam todo potencial da pessoa, aumentam a auto-estima e permitem assumir um melhor controlo sobrfe a via pessoal).