Blogue de NELSON S. LIMA

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MENTES BRILHANTES


ESCLARECENDO DÚVIDAS...

1- Existem vários tipos de sobredotados (cognitivo, criativo, ao nível da destreza física, etc), mas é possível uma criança deter capacidades extraordinárias tanto no campo cognitivo, como no criativo como no da destreza física?

- Sim, é possível, embora sejam casos mais raros. Geralmente, as altas capacidades são globais mas os sobredotados atingem o seu melhor em áreas específicas. É o caso daquelas que têm talento para a escrita criativa e que podem tornar-se excelentes jornalistas e escritores ao mesmo tempo que apresentam uma elevada inteligência, digamos, global.


2- Um sobredotado (fundamentalmente o criativo) detém uma sensibilidade fora do vulgar que lhe pode colocar problemas futuros profundos no concernente ao relacionamento social, conduzindo a situações patológicas, como a da fobia social?


- Certos sobredotados, com interesses muito centrados numa área, tendem a isolar--se no seu mundo porque não têm companheiros que partilhem a mesma paixão. Gostam de conversar temas "sérios" que frequentemente são desdenhados pelos colegas que não são atraídos pela profundidade dos seus pensamentos. Acontece ainda que a personalidade tem um papel importante nesta matéria: as crianças extrovertidas, mais sociáveis e abertas nas relações interpessoais, são menos susceptíveis de sofrerem de rejeição e isolamento.


3- Quais as consequências futuras da superprotecção paternal no caso dos sobredotados?

- Como em qualquer outra criança, a superprotecção pode gerar o aparecimento de esquemas cognitivos desadaptativos, isto é, ideias fixas de grandeza e sobrevalorização das suas capacidades, o que dará origem a problemas relacionais com os outros.

4-Quais as consequências futuras no desenvolvimento psicológico de uma criança sobredotada que não seja alvo de apoio algum por parte do ambiente escolar e/ou familiar, que fique entregue a si própria, se canalizar as suas capacidades para a contemplação passiva e para rituais de apaziguamento e não, por exemplo, para a leitura?
- As crianças sobredotadas devem ter uma educação que favoreça o desenvolvimento de valores, ideais, normas, princípios e regras que ajudem ao desenvolvimento da sua maturidade intelectual, emocional e social.

5- Se uma criança com essas características for detectada no meio escolar português, que mecanismos de apoio é que existem no nosso sistema de ensino que permitam uma orientação pedagógica adequada? Que mecanismos e orientações pedagógicas inovadoras, na sua opinião, deveriam ser implementados?
- Na legislação portuguesa existem princípios orientadores que estão definidos mas que, devido às dificuldades de meios e de condições existente no sistema educativo, são de difícil implementação. O ideal seria a existência de um sistema educacional que privilegie a inteligência e o pensamento criativo dos alunos criando oportunidade para todos, incluindo os mais dotados.
Nelson S Lima