Blogue de NELSON S. LIMA

Blogue de NELSON S. LIMA
Clique na imagem!

Consulte igualmente o blogue:

Consulte igualmente o blogue:
Clique na imagem!

Victor Rolfsen:
TALENTO MUSICAL APESAR DE INVISUAL

Cego desde um ano de idade devido a um cancro nos olhos, o menino brasileiro Victor Rolfsen impressiona pela sensibilidade musical e pelo puro prazer de se divertir tocando.
Com uma maneira bastante peculiar de tocar guitarra, colocando-a deitada em seu colo, Victor Rolfsen de apenas 12 anos lembra em muito o grande guitarrista canadense Jeff Healey. Ambos, cegos desde um ano de idade devido a um cancro nos olhos, impressionam pela sensibilidade musical e pelo puro prazer de se divertir tocando.
Assim como Healey, Victor começou sua trajetória musical aos três anos de idade. Segundo ele, o incentivo veio do pai que também tocava e lhe ensinou a "brincar" no teclado.
"Na verdade, acho que o Victor começou por curiosidade e vontade própria. O único incentivo que ele teve foi que ninguém atrapalhou ou duvidou", comenta Fábio Rolfsen, pai e empresário de Victor.
Tocar guitarra veio algum tempo depois, aos nove anos. O facto de colocar o instrumento deitado sobre as pernas, segundo Victor, é que essa posição é mais fácil e confortável além de ser parecida com a dos teclados.
Actualmente ele faz apresentações solo, porém tocando vários instrumentos como baixo, teclado e guitarra. Entre seus estilos favoritos estão o jazz, o blues e o rock apesar de apresentar um repertório bastante eclético que inclui diversos estilos musicais como rock, pop, jazz, blues, MPB, entre outros.
Não é difícil ouvir nas suas apresentações uma sequência de Led Zeppelin, Nando Reis, Miles Davis, George Benson, Joe Satriani, Djavan, Hermeto Paschoal, John Coltrane, Gil...
Conversando com Victor sobre seus planos para o futuro, percebemos que ele está tão envolvido com a música que parece que toca instintivamente, seja no seu quarto, seja em alguma apresentação para milhares de pessoas.
"Ele quer tocar profissionalmente cada vez mais para ganhar o seu próprio dinheiro e comprar mais e mais instrumentos, entre guitarras, teclados "top de linha" e aparelhos. Afinal, ele é extremamente exigente quanto à qualidade de som", conclui Fábio.
Victor é o mais jovem "endorser" da Giannini, uma das maiores fabricantes mundiais de guitarras e cordas. (veja a apresentação de Victor e Marcinho Eiras durante a Expomusic no link: